Sescoop visita cooperativas beneficiadas pelo Programa Jovem Aprendiz
- Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1
Representantes das Unidades Nacional e Estadual analisam a execução do programa para oferecer melhorias no atendimento
Nos dias 17, 18 e 19 de setembro representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop - estiveram em Alagoas para visitar cooperativas beneficiadas pelo Jovem Aprendiz – programa do Governo Federal que tem como objetivo inserir e capacitar jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho. A lei estabelece que empresas devem ter entre 5 e 15% de colaboradores nessa modalidade. Para cooperativas, o nome foi adaptado para Aprendiz Cooperativo.
As cooperativas do ramo agropecuário Pindorama e Copervales, que ficam nas cidades de Coruripe e Atalaia, respectivamente, foram visitadas. Elas são contempladas pelo programa por meio do Sescoop AL. Colaboradores da área finalística da Unidade Estadual também participaram das visitas.
De acordo com a analista de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop, Rosana Siqueira, o intuito das visitas técnicas foi compreender como foi estruturada a execução do programa para conhecer as ações em andamento e as futuras atividades. Também houve reuniões com entidades formadoras e habilitadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, como Senac Maceió e Arapiraca e CIEE, para possíveis parcerias. Encontros com o Senar e Instituto Federal de Alagoas também estão previstos.
“Com essas visitas conseguimos compreender as logísticas que envolvem o atendimento das cooperativas visitadas, analisando as peculiaridades e necessidades para que possamos propor soluções mais assertivas. Os resultados apresentados são muito positivos. Foi possível perceber que o programa traz frutos para o empregador com a continuidade do aprendiz na condição de colaborador” disse Rosana.
Segundo ainda a analista, o mapeamento das metodologias aplicadas pelas entidades formadoras no estado deve continuar e uma proposta de estratégias será desenvolvida para ajudar a Unidade Estadual nos atendimentos. Quando as estratégias forem validadas, serão apresentadas às coops.
As visitas técnicas e reuniões também contaram com a participação do analista de licitações e compras da Unidade Nacional, Demétrius Augustus, que juntamente com a equipe, avaliará os melhores modelos de contratação e atendimento das necessidades das cooperativas.
“O próximo passo é desenhar uma estratégia que permita que o Sescoop Alagoas possa atender as necessidades das coops. Temos que cumprir a legislação vigente sobre aprendizagem e vamos fazer isso da melhor forma possível”, esclareceu Demétrius.
“O programa Jovem Aprendiz é de grande importância para nossa instituição, não só porque temos que seguir a lei, mas pelo nosso dever social que também é premissa dos princípios cooperativistas. Melhorar o atendimento traz benefícios para todos”, destacou o interventor nacional, Fernando Fernandes.
A assistente de logística, Bárbara Mickaelly, foi jovem aprendiz na Copervales em 2021. Para ela, o programa trouxe muito aprendizado e a ajudou na formação profissional. “Durante o curso, eu vi, de verdade, como é um ambiente de trabalho e como devo me comportar. Me tornei a profissional que sou hoje, graças ao Jovem Aprendiz”, relatou Bárbara.