Interventor nacional do Sistema OCB/AL assume vaga de conselheiro do Conecoop
Featured

Interventor nacional do Sistema OCB/AL assume vaga de conselheiro do Conecoop

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na última quarta-feira (28), o interventor nacional do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Alagoas (Sescoop/AL), Fernando Fernandes, foi apresentado como novo membro do Conselho Estadual do Cooperativismo de Alagoas (Conecoop/AL). A vaga é reservada à entidade. O interventor judicial, Antônio de Pádua, que é conselheiro há dois anos, também esteve presente.

Fernando Fernandes fez uma apresentação sobre os números do cooperativismo no Brasil e no mundo e  falou sobre a importância de disseminá-lo. Ele mostrou o papel do Sistema OCB Nacional e de como ele é organizado no país, por meio das Organizações Estaduais (OCEs). “Eu venho aqui com a convicção de fazer com que o cooperativismo alagoano ganhe ainda mais representatividade”, afirmou.

Antônio de Pádua destacou a importância do apoio do Conecoop à intervenção no Sistema OCB/AL. “A Unidade Nacional tem trabalhado de forma muito comprometida para que a instituição cumpra o seu verdadeiro objetivo: o de atender a todas as cooperativas do estado”, disse o interventor judicial.

A reunião do Conecoop ocorreu na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics), no bairro de Jaraguá, em Maceió. O encontro abordou uma revisão das atividades realizadas e debateu novas perspectivas e agendas. Além da apresentação do novo membro do Conselho, também estave em pauta a vaga de vogal da Junta Comercial de Alagoas. O conselheiro Antônio de Pádua solicitou que o colegiado retirasse de pauta a alteração da legislação do cooperativismo estadual referente a essa vaga na Juceal. A solicitação foi atendida e a vaga permanece destinada ao Sistema OCB/AL.

 

Conecoop

O Conselho Estadual do Cooperativismo foi criado em 2008 com a lei que estabeleceu a política estadual do cooperativismo e foi reestruturado em 2022. Hoje, reúne 11 conselheiros, sendo seis representantes do governo do estado e cinco do setor cooperativista. Órgãos e entidades como a Secretaria de Agricultura, Secretaria do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços, Secretaria da Educação, Sistema OCB/AL e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL) compõem o Conecoop. As reuniões ocorrem quatro vezes ao ano.

 Atualmente, o Conselho é presidido pela secretária da Sedics, Alice Beltrão, e assessorado pelo secretário executivo do cooperativismo e economia solidária, Adalberon Sá Júnior. Durante o último encontro, ele destacou a participação do Sistema OCB/AL. “A presença do Sistema OCB/AL é essencial para o funcionamento do Conecoop porque assegura a representatividade da instituição e do movimento cooperativista”, disse Adalberon Júnior.

Notícias relacionadas