Featured

Workshop Comunicação & Propósito reúne comunicadores de 40 cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

O evento foi o primeiro encontro presencial da Rede Comunica Coop AL e destacou os temas comunicação cooperativista e Inteligência Artificial

 

Logo depois, a gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, apresentou a campanha SomosCoop 2026, para que a comunicação esteja alinhada entre todas as coops alagoanas. Ao final da apresentação foram distribuídos exemplares do livro: “Comunicação e Marketing no Cooperativismo”, organizado pelo Sistema OCB. No horário da manhã, o debate foi focado em comunicação cooperativista. O evento contou com a participação de Luís Cláudio Silva, sócio-diretor da plataforma MundoCoop e especialista em comunicação cooperativista; Marcelo Vieira Martins, influenciador coop, CEO da Unicred União e autor do livro “Coopland – Passaporte para o Sucesso”, Mauro Wedekin, diretor da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Alagoas, além de Samara Araujo.

Todos eles participaram do painel “O Poder da Comunicação para um Futuro Mais Visível no Coop”, onde discutiram junto aos participantes sobre estratégias para fortalecer a identidade cooperativista por meio de uma comunicação mais humana, intencional e alinhada aos princípios do movimento, além de terem a chance de aprender mais sobre como tornar esta comunicação mais eficaz e atraente para os veículos de comunicação e em todas as plataformas, dando visibilidade ao setor. “O caminho é falar o que é verdadeiro, usar o que é legítimo na cooperativa de cada um, valorizar o ouro que se tem. Tem muita cooperativa que tem qualidade, muita história bonita e verdadeira, mas que precisa ser evidenciada. E é nisso, que precisamos focar nas diversas plataformas, nos diversos meios que temos como potencial”, afirmou Samara.

Na sequência, Marcelo Vieira Martins falou sobre como influenciar com propósito e os desafios para o cooperativismo. Com uma abordagem didática e inspiradora, Marcelo provocou os participantes a enxergar a comunicação como ferramenta essencial para expressar o verdadeiro significado do cooperativismo. Logo após a palestra, os participantes ganharam livros de autoria dele. “As cooperativas devem se posicionar com coerência, criando narrativas que reforcem seu papel transformador e aproximem a sociedade dos valores cooperativistas. Precisamos fortalecer essa comunicação institucional do cooperativismo para fortalecer a comunicação da nossa cooperativa”, destacou Marcelo.

No horário da tarde, ocorreu a oficina: IA na Comunicação para Impulsionar os Negócios da Coop, com Raphael Falcão, influenciador da Meta e consultor de Marketing com mais de 2 mil empresas atendidas e 20 mil alunos em 40 países. “O evento foi um espaço de troca, aprendizado e construção coletiva. Foi essencial para que pudéssemos refletir sobre a importância da comunicação como um pilar estratégico para ampliar presença, gerar confiança e estimular o crescimento da presença de pautas cooperativistas em espaços de visibilidade”, disse Milena Monteiro, comunicadora da SICOOB LESTE.

“O workshop também foi uma oportunidade de conhecer frente a frente quem atua nas cooperativas, nos aproximarmos e nos unirmos em um só propósito, mas também foi o momento de nos atentarmos para o uso das atuais ferramentas de IA, por exemplo, como potencializadores da nossa comunicação. A ideia é fazer com que a comunicação cooperativista se conecte com a estratégia, a cultura organizacional e o propósito, aliada à inovação e tecnologias, para ampliar o impacto do protagonismo das cooperativas na sociedade”, concluiu o superintendente do SESCOOP/AL, Adalberon Sá Júnior.

Notícias relacionadas