Workshop aborda inclusão, diversidade e equidade no cooperativismo alagoano
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
Evento promovido pelo SESCOOP/AL reforçou o papel das lideranças na construção de ambientes mais justos e inclusivos
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (SESCOOP/AL) promoveu, na úttima quarta-feira (08), o Workshop “Inclusão, Diversidade e Equidade no Cooperativismo: uma liderança transformadora”, realizado no Hotel Jatiúca, em Maceió. A capacitação teve como objetivo fortalecer o papel das lideranças cooperativistas na promoção de ambientes mais inclusivos, diversos e equitativos, alinhados aos princípios e valores do cooperativismo.
O Workshop foi ministrado pela socióloga especialista em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Gisele Gomes. “As pessoas foram muito participativas e estavam com muita vontade de aprender, mas sobretudo de colocar o tema em prática. Temos um caminho importante a seguir ainda, quando a gente pensa em posições de liderança e dirigentes como um todo. A inclusão, diversidade e equidade estão presentes nos sete princípios do cooperativismo, em diferentes medidas. Só que na prática, a gente sabe que nem sempre é dessa forma, mas com investimento em conhecimento, formações e debates, vamos avançar”, afirmou.
40 dirigentes, lideranças e pessoas cooperadas e empregados de 16 cooperativas, representadas por cinco ramos, participaram do evento. Na oportunidade, o público teve momentos de troca de experiências e discutir caminhos para promover a diversidade e o respeito às diferenças no ambiente cooperativista. “Eu enxergo que na tomada de decisão, até na criação de um comitê, ter essa diversidade e entender o quão benéfica ela é, nos incentiva a trazer novas ideias, conseguir atingir novos públicos e resolver problemas atuais, inclusive do nosso próprio nicho”, relatou o analista de Governança e Normas do Sicoob Leste, Antonio Carlos Panca.
“Foi um momento muito importante de reflexão e aprendizado. A forma leve e acolhedora com que a palestrante compartilhou seus conhecimentos nos inspirou a olhar com ainda mais sensibilidade para as diferenças e fortalecer práticas mais humanas e inclusivas no dia a dia”, afirmou a vice-coordenadora do Comitê Mulher da Sicredi Expansão, Renata Amorim.
“É mais do que obrigação da gente fazer parte desses momentos, que são muito importantes para o cooperativismo. As cooperativas devem ser para todas as pessoas sem preconceito”, contou o presidente da Coofasa, Elanio Santana.
Comitê de Jovens e Mulheres
No evento, os comitês de jovens – Geração C – e de mulheres – “Elas pelo Coop” foram lançados, oficialmente, em Alagoas, coordenados pela Unidade Nacional. Eles são uma rede de apoio para o desenvolvimento das pautas de inclusão, diversidade e equidade, e que já vêm realizando atividades com cooperativas locais.
“Nosso objetivo é fortalecer a participação de mulheres e jovens na governança das cooperativas. Queremos que enxerguem as oportunidades que o cooperativismo oferece e, a partir disso, devolvam ao movimento sua atuação na liderança. Isso tem tudo a ver com a sustentabilidade do cooperativismo”, destacou Divani de Souza, analista responsável pelos Comitês de Mulheres e Jovens no Sistema OCB.
Papel do SESCOOP Alagoas
O Workshop “Inclusão, Diversidade e Equidade no Cooperativismo” integra as ações do SESCOOP/AL voltadas à formação de lideranças e ao desenvolvimento humano dentro das cooperativas, reforçando o compromisso da instituição com um cooperativismo cada vez mais ético, participativo e socialmente responsável. “O cooperativismo é, por essência, um modelo que valoriza as pessoas e o coletivo. Promover a inclusão e a diversidade nas cooperativas é reforçar esse princípio e garantir que todos tenham espaço para contribuir e crescer juntos”, pontuou o superintendente Adalberon Sá Júnior.
“Existe espaço para agirmos e estamos agindo em nome de ambientes mais igualitários e justos. A partir dessa escuta de hoje, vimos que podemos fazer muito mais e de uma melhor forma ainda. Contem conosco para avançarmos juntos nessa pauta”, concluiu a interventora do SESCOOP/AL, Karla Oliveira.