Sistema OCB inicia Mapeamento de Exportação do Coop

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em parceria com Apex-Brasil, objetivo da iniciativa é abrir novas oportunidades de comércio  

 

 

Sistema OCB inicia Mapeamento de Exportação do CoopCom base no compromisso de aumentar a participação das cooperativas brasileiras no mercado internacional, o Sistema OCB iniciou, no último dia 08, o Mapeamento de Exportação do Coop, uma iniciativa estratégica alinhada com as diretrizes estabelecidas no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). Em parceria com a Apex-Brasil, e por meio de um Acordo de Cooperação Técnica vigente, o objetivo é abrir novos mercados e promover a internacionalização das cooperativas, especialmente nos segmentos agropecuários e de artesanato. A coleta de dados segue até o dia 09 de setembro.

O mapeamento visa identificar o perfil exportador, as potencialidades e as necessidades de suporte, com organização de informações estratégicas que dão orientação à oferta de serviços de apoio à internacionalização. Com os dados obtidos, o Sistema OCB poderá direcionar melhor seus esforços e, também, fornecer insumos valiosos para que a Apex-Brasil possa otimizar o apoio às coops registradas. Essa esquematização irá contribuir para a atualização do Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras, que poderá fortalecer ainda mais a presença do cooperativismo do país no cenário global.

Para a analista de Negócios da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, Jéssica Dias, o mapeamento é uma forma de compreender o potencial exportador das cooperativas brasileiras e identificar as áreas onde elas mais precisam de ajuda. "Esse processo nos permite a abertura de novos panoramas e mais competitividade para nossas cooperativas. A parceria com a Apex-Brasil nos ajuda na construção do sucesso dessa ação", afirmou. 

O processo é confidencial e conduzido em parceria com uma consultoria especializada, a TM20, que garante a precisão e segurança das informações coletadas. O mapeamento conta com três etapas. Na primeira, denominada como Atualização da base, as cooperativas devem preencher este formulário online, para inserção de informações básicas sobre produtos e potencial exportador das cooperativas. Na segunda etapa serão realizadas entrevistas em profundidade para identificar os diferentes graus de maturidade exportadora dos participantes. Já na terceira, será feita uma pesquisa quantitativa para identificar pontos fortes e desafios enfrentados pelas cooperativas na exportação.

Não deixe de inscrever sua cooperativa. Esta é uma oportunidade única de influenciar a formulação de serviços de suporte que beneficiarão a sua coop! Apenas as que preencherem o mapeamento farão parte do catálogo de coops exportadoras. 


Saiba Mais:

 

Notícias relacionadas