Sistema OCB Alagoas realiza visita técnica à Cooperativa de reciclagem de óleo
O Sistema OCB Alagoas visitou esta semana a Cooperóleo – Cooperativa de Reciclagem de Óleo Residual de Cozinha de Marechal Deodoro - para orientar sobre os serviços oferecidos pela entidade.
A Cooperativa começou a funcionar em 2017 e foi registrada este ano no Sistema OCB/AL. A ideia surgiu por conta do tema do Trabalho de Conclusão de Curso da atual presidente da cooperativa, Joseneide Oliveira, que é formada em Gestão Ambiental. Hoje, a Cooperóleo tem sete cooperados e funciona no antigo mercado de peixe da orla da cidade. O espaço foi cedido pela prefeitura do município.
A cada 15 dias a cooperativa recolhe óleo de cozinha de mais de 30 estabelecimentos comerciais em Marechal Deodoro e região. A maioria fica na praia do Francês. São recolhidos mais de 700 litros por mês. A partir daí, o óleo é matéria-prima para produzir sabão orgânico em pedra, em pasta e líquido. O material já passou pelo laboratório do Instituto Federal de Alagoas para realização de testes de qualidade. Os produtos são comercializados a preços justos na região.
Mas a Cooperóleo não foi criada apenas para vender sabão. A cooperativa tem uma grande preocupação com o meio ambiente. Ao reciclar o produto, a Cooperóleo poupa a natureza. “Um litro de óleo desperdiçado contamina mais de 20 mil litros de água. Ao tirar esse resíduo de circulação e o reciclando, evitamos mais poluição”, disse a presidente da Cooperóleo, Joseneide Oliveira.
O Sistema OCB/AL vai acompanhar o crescimento da cooperativa oferecendo o suporte necessário para evolução como assessoria contábil e jurídica, além de ações na área de saúde como atendimento odontológico.
“Ao realizar esta visita técnica, estamos cumprindo nosso papel de atender as cooperativas registradas no Sistema OCB/Alagoas. Queremos que os cooperados se sintam acolhidos e tenham certeza que podem contar com o nosso apoio”, declarou o presidente da OCB/AL, Marcos Rocha.