Sistema OCB/AL inicia atividades do Dia C com a entrega dos donativos arrecadados na campanha Juntos Somos +
Um dia intenso de muita solidariedade e cooperação. Assim foi a primeira ação que marca o início das atividades do Dia de Cooperar 2020 – Dia C - em Alagoas. O Sistema OCB/AL realizou o evento no último domingo (5) na cidade de Santana do Ipanema juntamente com a Cooperativa de Avicultores e Agricultores Familiares do Sertão Alagoano (Coopafas).
A ação foi voltada para as vítimas das duas últimas enchentes que atingiram parte do município. Com o transbordamento do rio Ipanema, a água invadiu ruas e casas, causando grande destruição. Muitas famílias perderam móveis, eletrodomésticos, roupas, documentos, entre outros objetos.
A região ribeirinha ainda está sob ameaça por conta do alerta da Defesa Civil Estadual. Existe a probabilidade do rompimento de uma barragem em Pernambuco. Cidades alagoanas como Santana do Ipanema podem ser atingidas. Mesmo assim, muitos moradores, que não têm para onde ir, voltaram às suas residências.
A comunidade atingida, conjunto Artur Moraes, fica bem próxima à sede da Coopafas. Sensibilizados com tanto sofrimento, a cooperativa e o Sistema OCB/AL decidiram ajudar.
“Ninguém queria passar pelo que eles estão passando. É um bairro vizinho a nossa cooperativa. Conhecemos todos os moradores e ficamos muito comovidos com a situação”, disse o presidente da Coopafas, José Ademir Soares “seu Pitel”.
Juntos Somos +
Na semana passada foi iniciada a campanha Juntos Somos + com o objetivo de arrecadar donativos para as vítimas das enchentes. A sede da OCB/AL recebeu muitas doações como alimentos não perecíveis, roupas, calçados, materiais de higiene pessoal e limpeza, lençóis, toalhas, brinquedos, utensílios domésticos.
As doações vieram de diversos setores da sociedade como de cooperativas - a exemplo da Macrocoop, colaboradores do Sistema OCB/AL e clientes do projeto Roça Cooperativa. Um Condomínio residencial, uma igreja evangélica e uma agência dos Correios em Mangabeiras aderiram à campanha e também foram pontos de coleta.
A Coopafas cadastrou cerca de 100 famílias para receberem os donativos. Com o cadastro em mãos, o Sistema OCB/Alagoas preparou kits personalizados para cada família de acordo com a quantidade de pessoas, gênero e idade.
Dia C
Com tudo organizado, uma equipe do Sistema OCB/AL levou os donativos a Santana do Ipanema. Antes da entrega, foi preparado um almoço nutritivo e saboroso. Foram aproximadamente 500 quentinhas feitas por voluntários da cidade.
“O coração fica gratificado por poder estar ajudando essas pessoas. Eu fico esperançosa de que com essa união a gente consiga vencer esse caos o mais rápido possível”, declarou a voluntária Sueli Alves.
Enquanto o almoço estava sendo preparado, perto da sede da cooperativa em uma igreja evangélica, foi realizado atendimento jurídico. A comunidade pode tirar dúvidas principalmente sobre o auxílio emergencial que será pago pelo Governo Federal a pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
“Aqui eu descobri que não posso receber porque sou aposentada, mas meu filho tem direito e isso vai nos ajudar muito”, falou dona Benedita da Silva.
“É uma satisfação poder fazer parte desse trabalho social aplicando o conhecimento teórico para ajudar a vida da comunidade”, afirmou o advogado voluntário Luís Eduardo Pessôa.
Por volta do meio-dia foi iniciada a distribuição das refeições e dos donativos. Em cada casa foram entregues uma cesta básica, os kits feitos especialmente para as famílias e também os de escovação bucal, além das quentinhas para os moradores.
“É uma benção nessa situação que a gente tá. Todo ser humano que vem nos ajudar, nós damos graças a Deus”, disse a dona de casa Maria José da Conceição.
No final da tarde também foram entregues quentinhas com produtos doados pelas cooperativas agropecuárias Casf-Chã e Coopdelmi como macaxeira, batata doce e queijo coalho. Ovos da Coopafas foram acrescentados às refeições.
“Ao nos depararmos com a situação, decidimos que era preciso fazer algo por essas pessoas. Elaboramos a campanha, divulgamos e conseguimos em pouco tempo muitos donativos. Gostaríamos de agradecer a cada um que doou e se doou para que esse trabalho fosse feito. O Sistema OCB Alagoas vai continuar acompanhando e ajudando, pois cooperar também é se solidarizar”, concluiu o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha.