Sescoop se reúne com mais quatro cooperativas dos ramos agro e saúde
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
As cooperativas Central Roça, Coopcaf, Unimed Maceió e Coopaq foram atendidas pela equipe de Desenvolvimento de Cooperativas para indicação de Diagnósticos e Soluções do Sistema OCB
A execução do plano de trabalho 2025 do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) está a todo vapor. Nos últimos dias a equipe de Desenvolvimento de Cooperativas se reuniu com mais quatro coops entre encontros presenciais e virtuais. O objetivo das reuniões é alinhar o plano de trabalho e indicar ações com base no portfólio de Soluções do Sistema OCB. Nesse primeiro momento, as cooperativas que participaram das oficinas de planejamento, realizadas no ano passado, estão sendo atendidas, mas o intuito é atender todas as cooperativas registradas no Sistema OCB/AL, além de prospectar novos registros.
Analistas se reuniram com a Central Roça Cooperativa, que é formada por coops do ramo agropecuário e foi constituída em 2022. O Diagnóstico indicado foi o Identidade. “Estamos na expectativa de que o plano de trabalho possa repercutir positivamente para o fortalecimento da nossa cooperativa e do cooperativismo alagoano”, disse o presidente da Central, Dyego Correia.
A equipe também esteve na cidade de São José da Tapera para visitar a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar (Coopcaf), que foi constituída em 2013. A indicação para a coop foi o Diagnóstico Negócios. “Esse atendimento é fundamental. Precisamos de acompanhamento técnico e na área de gestão. O Sescoop veio para somar, para que possamos evoluir e assim, alcançar nossos objetivos”, afirmou a presidente da Coopcaf, Verônica Santos.
A cooperativa dos Agricultores Qualificados (Coopaq) também foi atendida nesta semana pelos analistas. A cooperativa, que fica na cidade de Matriz de Camaragibe e foi fundada em 2011, recebeu a indicação do Diagnóstico Identidade. “Nós precisamos muito de apoio para o nosso desenvolvimento. Ter o Sesccop perto da gente só traz benefícios para nossa cooperativa”, contou o diretor de produção e comércio da Coopaq, Airton da Silva.
O equipe também se reuniu com a Unimed Maceió para apresentar o plano de trabalho à cooperativa médica. A reunião já havia ocorrido com a equipe técnica em abril, onde o Diagnóstico de Governança e Gestão foi indicado e já está em execução. Nesta semana, a reunião ocorreu com a diretoria. “O nosso papel é acompanhar as cooperativas para efetivar nosso plano de trabalho com foco em levar qualificação, seja na gestão e também nas ofertas de produtos e serviços. Nós queremos que as cooperativas fortaleçam seus negócios e com isso, fortalecemos o cooperativismo”, concluiu o superintendente do Sescoop/AL, Adalberon Sá Júnior.
Clique na foto abaixo e veja a galeria de imagens