SESCOOP Alagoas participa de atividade na UFAL com temática sobre cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1
O evento, promovido pela Câmara de Estudos Políticos da Vice-Governadoria, debateu o tema “Cooperativismo como modelo de negócio inclusivo e sustentável”
O cooperativismo esteve no centro das discussões na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) durante atividade promovida pela Câmara Temática de Estudos Políticos da Vice-Governadoria, na última quarta-feira. O tema foi “Cooperativas promovendo soluções inclusivas e sustentáveis”. O evento contou com a participação do superintendente do SESCOOP Alagoas, Adalberon Sá Júnior, que ministrou uma palestra voltada aos estudantes do curso de Economia sob supervisão do professor Deivdson Brito.
Durante a palestra, O SESCOOP/AL mostrou um panorama do cooperativismo e a importância dele para a sociedade. “O cooperativismo é mais do que um modelo econômico, é uma ferramenta de transformação social. Trazer esse tema para a universidade é fundamental para formar profissionais conscientes do seu papel no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável”, afirmou Adalberon. Ao final da palestra, houve sorteio de livros sobre cooperativismo e um momento para debater o assunto, onde os alunos puderam tirar dúvidas, compartilhar percepções e refletir sobre os caminhos possíveis para aplicar o cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento em Alagoas.
“O tema cooperativismo foi escolhido por seu potencial de promover desenvolvimento socioeconômico, especialmente em regiões que necessitam de crescimento sustentável. O modelo cooperativista se destaca por sua capacidade de gerar empregos e renda de forma justa e inclusiva, além de estar fortemente alinhado às causas ambientais. O evento teve como objetivo educar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o potencial transformador do setor, aproximando universidade, governo, setor produtivo e sociedade civil”, disse o professor e coordenador do eixo Desenvolvimento Social e Econômico da Câmara de Estudos Políticos, Cid Olival.
Câmara de Estudos Políticos
A Câmara de Estudos Políticos é uma iniciativa da Vice-Governadoria de Alagoas com o objetivo de promover debates e discussões sobre temas políticos e sociais relevantes para a população alagoana, baseados em pesquisas científicas. A Câmara se divide em três eixos para o desenvolvimento de atividades: Democracia, Juventude e Desenvolvimento Econômico e Social. A atividade sobre cooperativismo na UFAL foi coordenada pelo Eixo de Desenvolvimento Econômico e Social. Por mês, são realizadas em média duas atividades.
“Um dos nossos propósitos é reunir representantes da sociedade civil, do setor produtivo, governo e da academia para que juntos, cada um com o seu conhecimento, sua compreensão de realidade, sua expertise, possamos pensar o desenvolvimento de Alagoas, de maneira coletiva, compartilhada, a partir da troca de saberes. Somente dessa forma, podemos pensar os processos de transformação socioeconômica”, explicou Cid Olival.
“A Câmara de Estudos Políticos pode contar com o SESCOOP Alagoas com temáticas que possam contribuir com o desenvolvimento da sociedade. O cooperativismo é um caminho promissor que precisa ser disseminado, principalmente para novas gerações que tem um grande potencial de transformação”, concluiu Adalberon Sá Júnior.
Clica na foto abaixo para ver mais imagens: