Sescoop AL segue o calendário de execução do plano de trabalho 2025
- Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1
Nesta semana mais duas cooperativas foram visitadas com o objetivo de executar o plano de trabalho 2025 construído nas oficinas de planejamento estratégico
Durante o início desta semana, a primeira cooperativa visitada foi a Campo Verde, que fica no assentamento Maria Cristina 3, zona rural de Delmiro Gouveia, no sertão alagoano. A equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop AL) deu continuidade à execução do plano de trabalho 2025, que inclui várias etapas como identificar as necessidades de cada cooperativa, apresentar as Soluções ideais do Sistema OCB, aplicá-las, além de monitorar o desempenho das coops.
Depois da apresentação, a equipe conheceu as plantações de melão, coentro, laranja, banana, entre outras. A cooperativa trabalha com agroecologia, não usa agrotóxicos e recebe água do canal do sertão. A Campo Verde tem dois anos de existência, 20 cooperados e produz frutas, legumes, verduras e raízes.
“Essa visita foi muito importante para gente entender melhor o plano de trabalho. Queremos participar de tudo o que for possível para aprender cada vez mais e, consequentemente, ter mais oportunidades”, disse o presidente da Campo Verde, Welington Domingos.
A equipe também visitou a Cooperativa Educacional de Xingó (Coopex) na sede, que fica no município de Piranhas, na última terça-feira (18). A presidente da coop, Arleide Gomes, e as diretoras da Escola Convivendo (unidade Piranhas), Solange Balbys, e do Colégio Boa Ideia (unidade Paulo Afonso- BA), Patrícia Alves, assistiram a apresentação do plano de trabalho.
Além disso, a gerente e as analistas do setor de Desenvolvimento de Cooperativas, registraram as principais demandas da coop como projetos educacionais. Foi definido que a cooperativa vai aderir ao diagnóstico Identidade, que é autoavaliativo, mas que também tem um acompanhamento. A Coopex passará por um diagnóstico assistido.
Logo depois da apresentação do plano de trabalho, a equipe conheceu as dependências da Escola Convivendo, que hoje - 18 de março - completou 29 anos de existência, tempo também da cooperativa. Hoje, a Coopex tem cerca de 100 cooperados e as unidades têm, em média, 800 alunos. “Essa reorganização é essencial para que o Sescoop Alagoas possa oferecer o apoio necessário às cooperativas e, então, poderemos trabalhar de forma segura e tranquila”, destacou a presidente da Coopex, Arleide Gomes.
O calendário de visitas às cooperativas continua na semana que vem. O plano de trabalho já foi iniciado nas cooperativas Carsil, Capial, Coobapi, Cofia, e EntreSerras. “Nesse primeiro momento, estamos priorizando às cooperativas que participaram das oficinas de planejamento estratégico, realizadas no ano passado, onde organizamos as principais demandas das cooperativas para assim, aplicarmos o plano de trabalho, de acordo com as necessidades de cada cooperativa”, concluiu a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |