Sescoop/AL participa do Congresso Nacional de ESG
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
O evento, que ocorreu em São Paulo, debateu temáticas importantes, entre elas, o ESG nas cooperativas
Nos dias 13 e 14 de maio, o Sescoop/AL (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas) marcou presença no Congresso Nacional de ESG, em São Paulo. As analistas de Desenvolvimento de Cooperativas, Lívia Chaves e Kelly Rodrigues, e a assessora de Marketing e Comunicação, Sabrina Scanoni, participaram do evento. Durante dois dias, as colaboradoras do Sescoop Alagoas assistiram a painéis com especialistas que debateram temáticas ligadas aos três pilares do ESG: Ambiental, Social e Governança.
“O evento trouxe a visão das ações que estão sendo desenvolvidas no Brasil, visando a sustentabilidade dos negócios nos três eixos. O congresso nos mostrou também que não é possível dissociar as ações nas áreas. Cada vez mais as empresas serão cobradas para comprovar a materialidade das atividades e com isso, o ESG deixa de ser visto como passivo e passa a ser um investimento com resultados importantes”, explanou Kelly Rodrigues.
No evento, também participaram representantes do Sistema OCB, Unidades Estaduais e cooperativas de diversas regiões do Brasil. Um dos painéis mais esperados para o grupo foi o “ESG nas cooperativas”. Mediado pelo professor e consultor em ESG, Gustavo Loiola, e com participação do especialista em negócios do Sicoob Credcooper, Fábio Carvalho, da CEO Head de governança, sustentabilidade e responsabilidade do grupo Recicla Br, Roseli Nogueira, e o Head de logística reversa da Ambipar, Alexandre Braz, o debate mostrou exemplos de cooperativas que já aplicam o ESG. “O congresso despertou diversos insights nos três aspectos abordados. Esses aprendizados servirão como insumos para fortalecer a atuação do Sescoop Alagoas e para disseminar boas práticas entre as cooperativas alagoanas, alinhadas aos princípios do ESG”, disse Lívia Chaves.
“O evento mostrou a amplitude do ESG e como ele é necessário para o mundo. Implantá-lo é urgente e essencial para um planeta melhor para todos. Cooperativismo e ESG andam juntos. Entender mais sobre o assunto nos ajuda a levar à prática do ESG na instituição e, principalmente, disseminá-lo para as cooperativas”, destacou Sabrina Scanoni.
Congresso Nacional de ESG
Organizado pela Associação Brasileira de ESG, o congresso foi um dos principais eventos de ESG e Sustentabilidade da América Latina e Pré-COP 30, e teve como objetivo despertar a conscientização, a colaboração e o avanço das práticas de ESG entre empresas, governos, cooperativas e sociedade, buscando um futuro mais sustentável, ético e responsável em todas as esferas da atividade econômica e social.
O evento foi alinhado às metas e aos esforços das empresas e investidores com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, visando um mundo mais justo, sustentável e inclusivo. O congresso buscou inspirar líderes e stakeholders (partes interessadas) a adotarem abordagens responsáveis em suas instituições para a construção de um futuro melhor para todos.
Com cerca de oitenta painéis, o evento contou com a participação de palestrantes como: Tamara Braga (Petrobras), Kauam Sarabi Moreira(Banco do Brasil), Filipe Alvarez (Azul Linhas Aéreas), Sabrina Petrina (Volkswagen), Alexandro Gandur(EMS), Gabriel Prudlik (Diageo), Claudia Veiga (Syngenta), Fábio Junio (Sicoob), entre outros. “ESG é o reflexo de uma sociedade que queremos construir: mais justa, humana e solidária. Organizações inteligentes são adeptas ao ESG. O futuro pertence a quem tem uma visão ESG”, discursou o presidente da associação, Cristiano Lagôas, na abertura do evento.
O que é ESG?
Ambiental, Social e Governança. É assim que se traduz do inglês a sigla ESG (Environmental, Social and Governance). Essas três letras praticamente substituíram a palavra sustentabilidade no universo corporativo. O ESG foi criado no mercado financeiro como uma forma de medir o impacto que as ações de sustentabilidade geram nos resultados das empresas. A sigla surgiu pela primeira vez em 2004, dentro de um grupo de trabalho do Principles for Responsible Investment (PRI), rede ligada à ONU que tem o objetivo de convencer investidores sobre investimentos sustentáveis. O ESG representa uma abordagem que avalia o desempenho de uma empresa em relação aos seus impactos ambientais, sociais e de governança corporativa. É uma forma de medir e melhorar o impacto de uma empresa na sociedade e no meio ambiente, além de garantir uma gestão transparente e ética.
ESG e o cooperativismo
Os objetivos do ESG são a orientação do cooperativismo desde o seu surgimento. O modelo de negócio se destaca por aliar crescimento econômico ao cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. Para fortalecer as iniciativas ESG das cooperativas e torná-las ainda mais competitivas, foi desenvolvido o ESGCoop, uma solução fundamentada na metodologia de avaliação de performance e análise de indicadores de sustentabilidade.
O ESGCoop atua em frentes de trabalho transversais que buscam alcançar cinco finalidades: o mapeamento de boas práticas; a capacitação de dirigentes e técnicos; a promoção do desenvolvimento de matrizes de materialidade; o desenvolvimento de planos de ação com a implantação de soluções que atendam aos critérios ambientais, sociais e de governança; e a comunicação das boas práticas ESG desenvolvidas de maneira consistente. O Sescoop trabalha todos os dias pelo avanço da competitividade das cooperativas, assim como pela manutenção dos valores e princípios cooperativistas. Ao estimular práticas ESG nas coops, os objetivos são atingidos de uma vez.
Saiba mais sobre o ESGcoop no link abaixo:
https://somoscooperativismo.coop.br/solucoes/esgcoop
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |