SESCOOP/AL fecha o Ano Internacional das Cooperativas com dados positivos
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1
Foram mais de 7.300 atendimentos em qualificação profissional, além de ações de visibilidade e fortalecimento para acesso ao mercado
O ano de 2025, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas, tem sido marcado por resultados expressivos para o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (SESCOOP/AL) que registra indicadores positivos e avanços das ações de capacitação, desenvolvimento e apoio às cooperativas. Este ano, foram mais de 3 mil horas de qualificação profissional para cooperativas e comunidades alagoanas.
Integrante do Sistema S, o SESCOOP/AL tem como missão capacitar cooperados e empregados, fortalecer a gestão e difundir a cultura cooperativista por meio de projetos, programas e cursos, além de apoiar as cooperativas nos desafios do mercado e na promoção do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, outro trabalho importante desenvolvido pela equipe são os diagnósticos e consultorias, que ajudam a identificar lacunas na gestão das coops e propõem soluções para o alcance de melhores resultados. Só neste ano, foram realizados 96 diagnósticos e 27 consultorias que permitiram uma análise do cenário das cooperativas atendidas e propuseram soluções sobre aspectos como governança e gestão, identidade, negócios e sustentabilidade.
“Em 2025, a missão do cooperativismo ganhou ainda mais relevância e nossa equipe trabalhou com empenho para o alcance dos melhores resultados. Os números refletem a intensificação do incentivo à busca por profissionalização da gestão, por fortalecimento institucional e competitividade. O balanço do SESCOOP/AL reforça o papel estratégico da instituição no desenvolvimento cooperativista local”, destacou o superintendente Adalberon Sá Júnior.
Para fortalecer ainda mais o atendimento às cooperativas alagoanas, o SESCOOP/AL também ampliou sua equipe de trabalho, garantindo mais agilidade, especialização e proximidade nas ações. Esse crescimento de mais de 170% na equipe reflete o compromisso da instituição em oferecer suporte qualificado, acompanhar de perto as demandas do setor e promover um cooperativismo cada vez mais forte e bem assistido em todo o Estado.
Ações estratégicas
Aproximar as cooperativas da sociedade e fortalecer o cooperativismo local dando visibilidade à produção cooperativista por meio da participação em eventos, também foi uma estratégia importante. Este ano, entre as iniciativas deste tipo estavam o Dia C – Dia de Cooperar, realizado em agosto, no estacionamento do Shopping Pátio Maceió. A ação reuniu cooperativas e voluntários em serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação e cidadania, reforçando o compromisso social do cooperativismo. Mais de 1000 atendimentos foram registrados.
Já em setembro, foi a vez do 1º Fórum das Cooperativas Alagoanas, que reuniu lideranças de mais de 80 cooperativas do Estado, e promoveu palestras, oficinas de planejamento e construção conjunta de diretrizes para o fortalecimento do setor em 2026. Além da histórica participação na Expoagro - pela primeira vez, o SESCOOP/AL levou uma exposição de produtos de 14 cooperativas no estande SomosCoop, a instituição também participou da Meia Maratona Coop por meio do EspaçoCoop, que reuniu cooperativas para divulgar seus produtos e serviços com o objetivo de fortalecer o acesso a mercados e à sociedade. “Esses espaços ampliam conexões, fortalecem o aprendizado contínuo e impulsionam o desenvolvimento estratégico das nossas cooperativas. Cada participação é uma chance de trocar experiências, acessar novas ideias e mostrar a força do cooperativismo alagoano”, disse Adalberon.
Fortalecimento da marca e da comunicação
Em 2025, mais de 70% das cooperativas alagoanas passaram a utilizar o carimbo SomosCoop, ampliando a identidade do movimento. Outro avanço foi a criação do Comitê de Comunicadores das Cooperativas de Alagoas, liderado pelo SESCOOP/AL, além da ampliação da participação do Estado na Rede Comunica Coop, fortalecendo a comunicação integrada do setor.
Expectativas e a Nova Casa do Cooperativismo
De acordo com dados do AnuárioCoop 2025, Alagoas já demonstra um crescimento no setor cooperativista alcançando cerca de 95 mil cooperados, um crescimento de 37% em relação ao ano anterior. As cooperativas locais empregam cerca de 5 mil pessoas. O ano de 2026 já começou a ser desenhado durante todas as ações deste ano. Segundo Adalberon, a ideia é dar continuidade ao que foi bom e tirar do papel as inovações que já foram desenhadas para impulsionar ainda mais o cooperativismo no Estado. Serão mais consultorias, diagnósticos, capacitações e ações de mercado.
Um dos destaques do ano que vem, será a Casa do Cooperativismo de Alagoas - uma nova sede do SESCOOP/AL, localizada em uma área estratégica da capital. “A nova sede posicionará a entidade ainda mais próxima dos principais centros de negócios e articulação institucional de Alagoas. A mudança representa mais que uma transição física, simboliza uma fase de renovação, fortalecimento do cooperativismo e ampliação das ações de apoio ao desenvolvimento das cooperativas alagoanas”, concluiu a interventora do SESCOOP/AL, Karla Oliveira.
Confira o que foi o nosso 2025 em imagens:
Fonte: SESCOOP ALAGOAS