Sescoop/AL e Ufal alinham parceria no campo do cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1
As instituições estiveram reunidas e definiram a formalização da parceria por meio de um termo de cooperação
Na última terça-feira (8), uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, para discutir futuras ações conjuntas. As analistas Victória Martins e Lívia Chaves levaram ao reitor uma proposta de cooperação em torno do “Dia C” - Dia de Cooperar - evento anual promovido pelo Sistema OCB no fim de agosto. O foco dessa ação é a valorização e divulgação do cooperativismo por meio de atividades educativas, sociais e comunitárias. As representantes do Sescoop/AL ressaltaram que o “Dia C” envolve uma ampla programação, incluindo cursos, exposições de serviços oferecidos por cooperativas locais e ações sociais voltadas à saúde, educação e cidadania. Todas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Diante das ações anunciadas, o reitor da Ufal sugeriu a formalização da parceria por meio de um termo de cooperação. O objetivo seria viabilizar a realização de eventos, formações e outras atividades de interesse mútuo, voltadas tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo, o que contribui para o fortalecimento do cooperativismo. Segundo Tonholo, com a aproximação entre Ufal e Sescoop/AL, abre-se mais leque de colaboração institucional em prol do desenvolvimento regional e da inclusão social por meio do cooperativismo.
Para o Sescoop/AL, um termo de cooperação firmado com a Ufal, será de grande contribuição para o crescimento do cooperativismo alagoano. “Essa parceria entre Ufal e Sescoop/AL é de extrema importância para fortalecer o cooperativismo no nosso estado, principalmente com a comunidade acadêmica, que poderá conhecer de perto o universo do cooperativismo”, disse Victória.
“Estamos muito felizes em ter essa possibilidade de trabalharmos junto à Universidade Federal de Alagoas. Um dos princípios do cooperativismo é sobre Educação. Essa parceria vai nos ajudar muito a mostrar o que é o verdadeiro cooperativismo”, concluiu o interventor, Fernando Fernandes.
Texto em parceria com a Ascom Ufal.