Featured

Reuniões explicam processo de intervenção

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Representantes de conselhos, cooperativas e cooperados estiveram presentes 

 

O Sistema OCB Nacional realizou, na quinta-feira (22), reuniões com os conselhos, cooperativas e cooperados do Sistema OCB/AL para prestar informações sobre o processo judicial que determinou uma nova intervenção na organização. A decisão, em vigor desde o dia 12 de agosto, tem como objetivo a reorganização de atividades e saneamento de irregularidades apontadas nos processos de sucessão e administração da entidade. As reuniões contaram com as presenças do presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas; da superintendente, Tania Zanella; do auditor, Sanller Nonato; e dos interventores nomeados, Antônio de Pádua e Fernando Fernandes. reuniao OCB AL intervencao

No primeiro encontro, com os membros dos conselhos Administrativo, Fiscal e de Ética, a palavra inicial foi dada pelo presidente Márcio, que destacou a importância da união e da colaboração para que o momento atual seja enfrentado da melhor forma e culmine com o fortalecimento do cooperativismo alagoano. “O Sistema OCB Nacional é a casa do cooperativismo. É com muita responsabilidade que seus profissionais se dedicam a apoiar e orientar cada uma das 27 Organizações Estaduais do movimento no Brasil. Por isso, vamos oferecer toda a nossa força para garantir que a reorganização do Sistema OCB/AL seja um sucesso”, afirmou.

Tanto no encontro com os conselhos como com cooperativas e cooperados, a superintendente Tania apresentou detalhes sobre o trabalho de representação do Sistema OCB Nacional, sua missão e papel frente as Organizações Estaduais (OCEs), bem como sobre a importância de uma prestação de contas que considere a estratégia nacional. “A intervenção foi solicitada para garantir a transparência e a correção de falhas que comprometem o funcionamento e a imagem do cooperativismo alagoano. E este é justamente o papel do Sistema OCB, ou seja, fortalecer o cooperativismo no país, garantindo sua representação adequada e apoio técnico, promovendo o desenvolvimento e a sustentabilidade do movimento em diversos setores da economia”, destacou.

Os motivos que levaram ao novo pedido de intervenção foram esclarecidos pelo auditor Sanller Nonato, enquanto os interventores Antônio de Pádua e Fernando Fernandes explicaram o plano de ações a ser implementado para que a autonomia do Sistema OCB/AL seja restabelecida o mais breve possível. “Estamos aqui para unir, para restaurar a confiança, e para trabalhar incansavelmente na reorganização de processos para melhoria da gestão e governança do Sistema OCB/AL”, declarou Fernando Fernandes.

Após as apresentações, as reuniões abriram espaço para o diálogo com os participantes. Dúvidas, críticas, sugestões e expectativas foram debatidas para esclarecer pontos importantes, compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas para o fortalecimento do cooperativismo no estado.

Notícias relacionadas