Oficinas de planejamento 2025 são sucesso entre cooperativas alagoanas
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
Durante três dias, o Sistema OCB ministrou os eventos para cooperativas de diferentes ramos e de diversas regiões do estado
No último dia do Ciclo de Oficinas de Planejamento 2025 participaram cooperativas dos ramos Transporte e Crédito. O evento organizado pelo Sistema OCB tem como meta definir o futuro do cooperativismo com foco no planejamento de 2025. As atividades representaram uma oportunidade importante para que as cooperativas debatessem os principais desafios para buscar o crescimento do movimento no estado.
As oficinas foram ministradas pelo gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, Guilherme Costa. Segundo ele, essas ações são importantes para mapear demandas do ano que vem, bem como estruturar o planejamento estratégico 2025-30. Todo conteúdo trabalhado no evento é alinhado com as diretrizes estratégicas determinadas no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC).
O ciclo de oficinas ocorreu de 8 a 10 de outubro, no hotel Jatiúca, em Maceió. No total, 40 cooperativas participaram do evento. O primeiro dia foi voltado para o ramo Agropecuário e contou com 15 cooperativas. No dia 9, foi a vez de receber os ramos Trabalho, Produção de Bens e Serviços (11 coops), e Saúde (9 coops). Nesta quinta-feira, o evento reuniu cinco cooperativas dos ramos Transporte e Crédito.
Em todos os dias o interventor nacional, Fernando Fernandes, fez a abertura das atividades. Nas oportunidades, ele reforçou o papel do Sistema OCB, bem como ratificou o apoio da instituição a todas as coops registradas. “As oficinas foram essenciais para conhecermos melhor cada cooperativa participante e assim entendermos suas realidades, demandas e seus desafios. A partir disso, poderemos planejar a melhor forma de contribuir para desenvolvimento delas e, consequentemente, do cooperativismo alagoano”, enfatizou.
Durante os trabalhos foram apresentados um vídeo institucional, dados importantes do cooperativismo e serviços do Sistema OCB. Dinâmicas em equipe também foram realizadas. “A partir das informações colhidas nas oficinas, vamos fazer um diagnóstico de cada coop para que a gente possa entender melhor a situação delas e, assim, poderemos montar um planejamento para oferecer um atendimento eficiente”, explicou Guilherme Costa.
“Esta oficina se encaixou da melhor maneira possível na nossa cooperativa porque planejamento é essencial e todo aprendizado é válido”, afirmou o presidente da Cooperativa de Transporte Rodoviário de Carga de Alagoas (Coopetranscal), Marcos Araújo.
“Este é um momento rico para Alagoas e para o cooperativismo. O Sistema OCB está de parabéns pela iniciativa. Esse apoio é muito importante para nossa cooperativa e tenho certeza que vamos aproveitar de maneira exitosa”, disse o vice-presidente do conselho administrativo do Sicredi Expansão, Maurílio Ferraz.
O Sistema OCB Alagoas está à disposição para o atendimento a cooperativas. As solicitações devem ser enviadas para o e-mail:
Abaixo, acesse todas as fotos do evento.