Oficina sobre Autismo reúne professores e psicólogos de cooperativas educacionais

Oficina sobre Autismo reúne professores e psicólogos de cooperativas educacionais

A formação se estenderá até julho e é ministrada por profissionais da Associação de Famílias para o Bem -Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo

Introdução a Práticas Efetivas de Ensino em Contexto Escolar para Pessoas com TEA. Este é o tema da oficina oferecida pelo Sistema OCB Alagoas que começou neste sábado.  O objetivo é repassar conhecimentos teóricos e práticos sobre o transtorno do espectro autista a professores e psicólogos de cooperativas educacionais.

A oficina é dividida em quatro módulos e ministrada por cinco profissionais da Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto), sediada em Recife-Pernambuco.

O tema deste primeiro módulo foi “O que é autismo? Características, Sinais e Encaminhamentos”. Os psicólogos Henrique Van Der Linden e Umberto Gomes foram os instrutores.

“Neste primeiro módulo mostramos as informações que são base para começar o processo de trabalhar com autistas. Os participantes receberam informações de como lidar inicialmente quando um aluno apresenta características de transtorno do espectro autista desde protocolos a encaminhamentos”, afirmou o coordenador da Afeto Henrique Van der Linden

Cooperativas participantes

As cooperativas educacionais Coopema (Colégio São Lucas), Coopemcs (Colégio Inovar) e Coopex (Escola Convivendo e Colégio Boa Ideia) participam da Oficina que se estende até o início do segundo semestre com mais cinco aulas distribuídas de abril a julho. Ao todo 24 cooperados, que são professores e psicólogos, participam do evento.

“Participar desta oficina é essencial para os nossos profissionais que lidam diariamente com desafios de alunos com autismo. Estamos sendo orientados da melhor forma possível e vamos colocar em prática todo aprendizado”, declarou a coordenadora da Escola Convivendo, Silvanira dos Santos.

“É muito importante adquirir conhecimento nessa área com profissionais experientes porque é a nossa realidade hoje. Nossa escola tem aluno autista e precisamos saber a melhor forma de proceder”, disse a professora do Colégio Inovar, Jayra Costa.

Além de profissionais de cooperativas da área de educação também participaram uma cooperada da Unimed e uma colaboradora do Sicredi.

“A OCB Alagoas está de parabéns por oferecer uma formação com esse tema. É de extrema importância o debate e a aplicação do conhecimento”, disse a médica pediatra Simone Luna.

“Eu tenho um filho autista e busco o máximo de conhecimento para saber lidar com a educação dele. Por isso estou aqui para compreender ainda mais sobre o tema e aplicar o que estou aprendendo”, declarou a administradora Isabela Feitosa.

Próxima aula

O próximo módulo ocorrerá no dia 4 de abril e terá como tema “O Trabalho Transdisciplinar e o Papel da Escola na Formação de Pessoa com TEA”. Artur Luís Duarte e Milena Fidelis serão os instrutores.

“Nossa oficina apresenta temas que são muito práticos a serem aplicados nas cooperativas educacionais. Vamos apresentar os melhores encaminhamentos e até criar uma rede de apoio. Os profissionais que participam dessa formação podem desenvolver trabalhos incríveis nas suas unidades educacionais”, falou o psicólogo Umberto Gomes.

“Nos nossos inúmeros trabalhos nas cooperativas educacionais do Estado identificamos a necessidade desse tipo de formação. Os professores enfrentam desafios diários com alunos autistas e tanto os profissionais quanto os estudantes e a família precisam desse apoio. Por meio dessa oficina vamos proporcionar melhorias nos procedimentos adotados bem como a implantação de uma nova forma de lidar com o transtorno do espectro autista na comunidade escolar”, finalizou o presidente da OCB/AL, Marcos Rocha.

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas