OCB/AL realiza I Encontro das Coops Agopecuárias de Alagoas de 2019
O I Encontro das Cooperativas Agropecuárias de Alagoas de 2019 ocorreu no último dia (12) e teve como tema “Os resultados em 2019 e Planos de Ação para 2020”. No encontro ocorreram oficinas e palestras.
A oficina “Planejamento de Compras” com Pedro Moraes mostrou os benefícios de fazer compras coletivas por meio do setor de cotação/licitação do Sistema OCB Alagoas. “Muito interessante essa proposta. Tenho certeza que só nos traz benefícios fazer compras em conjunto. Produtos de qualidade, facilidade de pagamento e custo mais baixo. Tudo o que precisamos”, falou o presidente da Casf-Chã, Arthur Aguiar.
Os instrutores do Núcleo de Expansão Cooperativo (NEC), Ricardo Medeiros e Kelly Rodrigues, fizeram um balanço de 2019 e mostraram a evolução do Projeto Roça Cooperativa desde a sua criação.
“2019 foi um ano muito bom e 2020 será melhor ainda. Estamos fazendo prospecção de mais clientes e também queremos aumentar a oferta de produtos”, disse Ricardo.
“O projeto Roça Cooperativa foi muito importante pra gente. Evoluímos muito e queremos crescer mais”, contou a presidente da Cafisa, Luciene da Costa.
Instrutores cadastrados no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) também participaram do evento. Desde recém contratados como a gastrônoma Renata Melo, que já começou a desenvolver receitas criativas junto às cooperativas, como aqueles que já têm cerca de três anos na casa como a técnica em zootecnia, Francisca França.
“Espero contribuir ao máximo com as cooperativas. Para 2020 temos muito trabalho e tenho certeza que vamos criar receitas fantásticas”, declarou Renata.
“Para mim é uma realização poder trabalhar junto às cooperativas. Ver a evolução de cada uma e a vontade de crescer dos cooperados é muito recompensador. Graças à OCB tudo isso vem acontecendo, disse Francisca.
Ao final do evento a superintendente do Sistema OCB/Alagoas, Márcia Túlia, falou sobre o plano de ação para 2020. A OCB dará continuidade aos trabalhos com o objetivo de ajudar cada vez mais as cooperativas do ramo.
“A expansão comercial, a geração de renda, o amadurecimento financeiro, a participação em eventos como o Agrinordeste. Foram tantos benefícios. Para 2020 queremos trabalhar mais para assim crescermos mais e tenho certeza que a OCB estará junto com a gente nessa caminhada”, falou o presidente da Coopeapis, Dyego Correia.
“Antes, quando não estávamos registrados na OCB, não conseguíamos vender nada. A partir do momento que percebemos como é importante firmar parceria, a nossa cooperativa só tem crescido. Com o projeto Roça estamos divulgando a nossa marca e escoando nossos produtos. Em 2020 tenho certeza que será melhor ainda”, declarou o presidente da Coopdelmi, Claudio Bezerra.
“É a nossa missão. Estamos aqui para mostrar que o cooperativismo dá certo. É muito gratificante ver as cooperativas crescerem e no ano que vem tenho certeza que colheremos mais frutos”, concluiu o presidente da OCB Alagoas, Marcos Rocha.