Formação em Gestão Ambiental mostra a importância da sustentabilidade em cooperativas
- Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1
O curso foi ministrado pela instrutora Maria da Guia, que mostrou as vantagens da sustentabilidade, principalmente para cooperativas
A Formação “Gestão Ambiental: Caminhos para uma Cooperativa Sustentável” ocorreu, nesta terça-feira (25), no auditório da sede do Sescoop Alagoas, em Maceió. O curso foi ministrado pela instrutora e engenheira agrônoma, Maria da Guia, e foi voltado para dirigentes, cooperados e empregados de cooperativas alagoanas, além da comunidade.
O objetivo da formação foi debater práticas sustentáveis para que as cooperativas possam trilhar um caminho mais sustentável. “Temos que ter além do respeito, o conhecimento dos recursos naturais através da gestão. Isso ajuda a fazer o uso racional dos recursos naturais e a preservar o meio ambiente. Para cooperativas, essa temática é essencial e o trabalho deve ser contínuo”, explicou Maria da Guia.
O curso teve uma carga horária de quatro horas e os alunos participaram do sorteio do livro “O Futuro é Coop”, da escritora Martha Gabriel. “Esse tema é de grande importância, pois não podemos viver mais em um mundo que não seja sustentável e se a gente não procurar estar adepto à sustentabilidade, não teremos nada a ver com o cooperativismo. Também queria destacar a importância do Sescoop em trazer temáticas como essa. A nossa cooperativa queria muito esta aproximação e por meio desses cursos, isso está acontecendo”, contou o cooperado da Coopaíba, Carlos Henrique Silva.
“Participei de um curso na semana passada e fiquei muito interessada nos temas que o Sescoop tem oferecido. Trabalho com direito cooperativista, e gestão ambiental é uma temática que está atrelada a minha área”, disse Rikartiany Cardoso, membro da Comissão de Direito Cooperativista da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas.
Essa é mais uma formação que faz parte do plano de trabalho 2025 do Sescoop AL, que foi elaborado a partir das Oficinas de Planejamento, realizadas no segundo semestre do ano passado. “Hoje concluímos mais um curso do nosso plano de trabalho. 2025 está repleto de formações para as cooperativas e o curso de Gestão Ambiental foi um deles. O tema é essencial para as cooperativas, pois capacita os membros a adotarem práticas sustentáveis, otimizar recursos e com isso, minimizar os impactos ambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social da cooperativa”, explanou a analista de Desenvolvimento de Cooperativas, Victória Martins.
No dia 1º de abril teremos mais duas formações em Maceió: “Aspectos Fiscais e Tributários para Cooperativas” e “Conselho Fiscal: Fundamentos e Responsabilidades do Conselho Fiscal”. As inscrições estão abertas e o link está nas nossas redes sociais e no nosso site. “Essas temáticas das formações, que já aconteceram e estão por vir, foram pensadas nas necessidades das cooperativas, que durante as oficinas de planejamento nos repassaram as suas demandas”, concluiu o interventor nacional, Fernando Fernandes.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |