Empresários buscam orientações cooperativistas
Ascom Sistema OCB/AL
Os proprietários de autoescolas em Maceió se uniram com o propósito de vencer os desafios impostos pela crise econômica, que ocasionou uma redução aproximada de 50% da demanda do setor em 2017, e que tem tornado impraticável a manutenção do atual modelo de negócio. A ideia da união em cooperativa é aplicar as aulas teóricas e as aulas simuladas exclusivamente em dois locais, que atendam a parte alta e a parte baixa da capital.
Essa mudança trará, entre outros benefícios, a redução de custos com a manutenção de espaços físicos alugados e de instrutores. “Todas as autoescolas de Maceió estão com dificuldade para fechar turmas e nós precisamos cumprir regras do Conselho Nacional de Trânsito como, por exemplo, a quantidade mínima e máxima de alunos, o tamanho da sala de aula, entre outras necessidades que estão inviabilizando o trabalho no cenário econômico atual”, destacou João Batista Neto, presidente do Sindicato dos Centros De Formação de Condutores do Estado de Alagoas.
O grupo já estuda o cooperativismo há três meses e no sábado (13) participou do Programa de Orientação Cooperativista (POC) ofertado gratuitamente pelo Sistema OCB/AL*. De acordo com o instrutor Ednildo da Silva, os empresários identificaram modelos em Goiás, Bahia e Paraná. “Em Goiás já existem quatro ou cinco cooperativas de formação de condutores e deu tão certo que elas agora estão se fundindo em uma central (ou federação). Antes eram cerca de 200 CNPJs”, explicou.
A próxima fase para os profissionais alagoanos é a finalização do estatuto com o acompanhamento gratuito da assessoria jurídica da Casa do Cooperativismo.
INFORMAÇÕES
A sede do Sistema OCB/AL está localizada em Maceió, bairro Feitosa, nº 1880, com atendimento contínuo de 08 às 17h, de segunda a sexta-feira. O email para contato é
“Apesar de a sede funcionar em horário comercial, atendemos as pessoas interessadas em saber sobre constituição de cooperativa de domingo a domingo, no melhor horário e local solicitados. Além disso, contemplamos no mesmo padrão as cooperativas registradas e regulares com programas de capacitação e com ações de promoção social”, pontuou Márcia Túlia, superintendente do Sistema OCB/AL.
--
*Sistema OCB/AL - Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL).