Diálogos de Intercooperação: Alagoas reúne todas as cooperativas de crédito pela primeira vez em evento histórico
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
Promovido pelo SESCOOP/AL, o evento reuniu dirigentes, cooperados e colaboradores das sete cooperativas de crédito do estado
O cooperativismo de crédito em Alagoas viveu um marco inédito na última quinta-feira (21). Pela primeira vez, dirigentes, cooperados e colaboradores das sete cooperativas de crédito com atuação no estado estiveram juntos no evento “Diálogos de Intercooperação – Propósito, Eficiência e Sustentabilidade nas Cooperativas de Crédito Alagoanas”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (SESCOOP/AL).
Na abertura do evento, uma mensagem, via vídeo, da gerente-geral da OCB, Fabíola Motta, que falou do trabalho da Unidade Nacional em prol do cooperativismo. Já o superintendente do SESCOOP/AL, Adalberon Sá Júnior, destacou o crescimento do cooperativismo de crédito com base no AnuárioCoop 2025 e no Panorama Nacional de Crédito Cooperativo do Banco Central. As soluções e os serviços da entidade também foram apresentados. “Foi um momento inédito em Alagoas. Pela primeira vez todas as cooperativas de crédito do estado se reuniram para discutir os propósitos do ramo. Todo esse movimento só fortalece o crescimento do setor”, disse o Adalberon.
A iniciativa reuniu cerca de 80 participantes, entre dirigentes, cooperados e colaboradores das coops de crédito em um dia de intensa programação dedicada à troca de experiências, debates e capacitação. “Esse evento, que deve ser repetido sempre, foi essencial para ampliar nossas ideias e estratégias. Precisamos de mais momentos como esse para fortalecer o cooperativismo de crédito em Alagoas”, destacou o vice-presidente do Conselho de Administração da Sicoob Leste, João Monte.
“Reunir todas as cooperativas de crédito em um evento foi muito importante para integrar e colocar em prática um dos princípios do cooperativismo, a intercooperação. O apoio do SESCOOP também tem sido fundamental para alavancar esse movimento”, afirmou o presidente da Sicredi Expansão, Edvaldo Maia.
Um dos destaques do encontro foi a apresentação do case de sucesso da Viacredi, a cooperativa de crédito com o maior número de cooperados do Brasil. A coop já ultrapassou a marca de um milhão. Durante a explanação, os superintendentes Mírio Schumacher e Letícia Pasold mostraram como a instituição conseguiu conciliar crescimento, propósito e sustentabilidade, servindo de inspiração para o fortalecimento das cooperativas alagoanas. “O ponto alto para mim no evento foi ver a vontade das cooperativas alagoanas de fazer intercooperação e prosperar. Alagoas tem um grande potencial e agora, é só botar a mão na massa e fazer tudo isso girar na prática para colher os frutos”, explanou Mírio.
O evento contou também com a participação especial do coordenador no Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Romeu Eugênio de Lima, que ministrou a palestra “Desafios para o Setor na Visão do Órgão Regulador”. “Nos últimos 20 anos o cooperativismo de crédito tem crescido bem acima do sistema financeiro tradicional e a expectativa, a partir desse evento, é que a gente consiga ampliar esse crescimento no Nordeste”, explicou.
Também teve palestra do Sistema OCB, com o coordenador do ramo crédito da Unidade Nacional, Thiago Borba. Ele falou sobre a estrutura e estruturação do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito. “O encontro promovido pelo SESCOOP Alagoas é uma iniciativa que deve ser ressaltada, celebrada e parabenizada. Essas frentes de aproximação, de contato direto com as cooperativas de crédito, reforçam o compromisso com o cooperativismo”, ressaltou.
O encontro foi uma oportunidade única para alinhar estratégias, ampliar conhecimentos e reforçar o papel do cooperativismo de crédito na economia alagoana. A iniciativa também destacou a importância da intercooperação como caminho para o crescimento coletivo. “Foi um momento ímpar na história do cooperativismo de crédito alagoano para debater o cenário atual. Reunimos as lideranças do setor no estado para estabelecer contatos, conectar pensamentos e debater ideias para construir estratégias em conjunto, o que traz o fortalecimento ao setor”, concluiu o consultor especialista em cooperativismo e mediador do evento, Sílvio Giusti.