Coops registradas no Sistema OCB AL participam da Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
- Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1
O evento ocorrerá até o dia 1º de dezembro e é promovido pelo Governo do Estado
A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi aberta nesta última sexta-feira (29), em Maceió, e conta com a participação de cooperativas registradas no Sistema OCB Alagoas.
O evento é promovido pelo Governo de Alagoas em parceria com a Unicafes Nacional, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Consórcio Nordeste. A iniciativa faz parte do Circuito Nordestino, formado por feiras realizadas em todos os estados da região.
“É um evento que oferece oportunidade, pois os participantes podem comercializar seus produtos e serviços com grande visibilidade, sem custos. Boa parte das cooperativas é registrada no Sistema OCB Alagoas e isso oferece mais segurança, pois elas têm um acompanhamento profissional, o que agrega valor”, destacou o Secretário Executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá.
A realização da feira também conta com a parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) e tem apoio das Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj, da Cultura e da Economia Criativa (Secult), do Maceió Shopping e do Sebrae Alagoas, além do patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste.
“Toda parceria é importante para apoiar a agricultura familiar. Com essa união, em nome desse propósito, ajudamos a escoar a produção e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas”, disse a Secretária da Agricultura e Pecuária de Alagoas, Aline Rodrigues.
A feira conta com a participação de empreendedores de 23 municípios. No total, foram selecionadas 20 coops e associações da agricultura familiar. Além disso, grupos de agricultores familiares e demais segmentos da economia solidária, como o artesanato, catadores e bancos comunitários também participam. São 50 estandes disponíveis para exposição e comercialização de produtos e serviços.
A Cooperativa dos Agricultores e Familiares do Sertão de Alagoas, que é registrada no Sistema OCB AL, é uma das participantes. Do povoado Pacu, em Pão de Açúcar, a coop trouxe produtos feitos com leite de cabra. “É muito importante essa união entre cooperativas para comercializarem juntas. Estamos muito animados e queremos vender tudo”, contou a presidente da Cafisa, Luciene Gadi.
A Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca – Cooperal – também é uma das cooperativas registradas presentes no evento. “Estamos em uma das áreas mais movimentadas da capital e isso é muito bom para gente. O melhor é que um evento que entra no calendário anual da cidade”, enfatiza a presidente Maria José Alves.
O Sistema OCB AL prestigiou a abertura do evento. “Parabenizamos a ação e destacamos a importância de atividades como essa para fortalecer cada vez mais o cooperativismo em Alagoas”, concluiu o Interventor Nacional, Fernando Fernandes.
A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária acontece até o dia 1º de dezembro, das 16h às 22h, no estacionamento do Maceió Shopping.
|
|
|||
|
|
|
|
|