Armazém Alagoas + Cooperativa abre vagas para empreendimentos da agricultura familiar
- Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1
Cooperativas e associações podem ter a oportunidade de comercializar seus produtos no Mercado das Artes 31, espaço de grande movimento turístico em Maceió
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo e Economia Solidária, anuncia que as inscrições para fazer parte do Armazém Alagoas + Cooperativa, loja de comercialização do cooperativismo no Mercado das Artes 31, em Maceió, no bairro do Jaraguá, estão abertas.
O Armazém Alagoas + Cooperativa, que foi inaugurado em julho de 2024, é um equipamento da Sedics para oferecer estratégias de comercialização a cooperativas e associações de economia solidária.
Segundo o secretário executivo do cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, o chamamento agora é voltado para a agricultura familiar, mas as inscrições permanecem abertas por tempo indeterminado para todo público-alvo. “O espaço é uma vitrine para o cooperativismo alagoano e uma grande oportunidade para as cooperativas sem custos em um ponto muito movimentado pelo turismo e pela população da cidade. O objetivo é ampliar vendas e oferecer produtos para quem valoriza o consumo consciente”, disse.
Atualmente, 15 cooperativas e empreendimentos de economia solidária estão na loja do Mercado das Artes 31 e vendem produtos como geleia, mel, leite, licor, artesanato. Dez expositores que estão lá, são coops registradas no Sistema OCB Alagoas: Coopaíba. Pindorama, Capial, Coopeagro, CPLA, Coopeapis, Cooperboni, Coopcaf, Cafisa e EntreSerras.
Como funciona
Ao se inscrever no link para concorrer à vaga, o interessado deve informar nome do empreendimento, contatos, quais produtos quer comercializar e se têm selo de inspeção. Uma equipe da Sedics vai avaliar. É válido lembrar que a seleção segue os seguintes critérios:
- Diversidade de produção (garantir a participação de diferentes tipos de grupo);
- Priorizar os grupos com maior número de associados;
- Priorizar grupos formados, exclusivamente, por mulheres, pessoas LGBTQIA+ ou de povos e comunidades tradicionais.
- Priorizar grupos com alta quantidade de produção (apresentação dos produtos, selos de inspeção para alimentos, qualidade de embalagem e acabamento de peças artesanais).
A ação gerencial de comércio – compra, venda, estoque, faturamento – é de responsabilidade da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes AL). O governo firmou um termo de fomento com a entidade para que seja a responsável pela relação comercial com os empreendimentos que têm produtos na loja.
De acordo ainda com a Secretaria Executiva do Cooperativismo, a meta é abrir, ainda este ano, mais duas lojas do Armazém Alagoas + Cooperativa em Maceió e no interior. Para 2026, o intuito é inaugurar também mais dois espaços em outros municípios.
As inscrições podem ser feitas pelo link que está na bio (página inicial) do Instagram do Programa (@alagoasmaiscooperativa) ou por um formulário on-line, clicando no banner disponível no site da Sedics (www.sedics.al.gov.br).