Agricultores recebem do Sistema OCB/AL sementes crioulas para plantio e para criação de banco de grãos
Ascom Sistema OCB/AL
A Casa do Cooperativismo Alagoano iniciou entregas de sementes crioulas para as cooperativas de pequenos agricultores do Estado. Os grãos, por serem naturais, mantidos e selecionados por várias décadas, podem ser preservados e utilizados nos anos seguintes, através da criação de um banco de sementes.
“Queremos com isso garantir a independência dos agricultores familiares”, destaca Marcos Rocha, presidente do Sistema OCB/AL*.
José Orlando de Lima, produtor da Coopeapis**, comemorou a chegada dos grãos. “Essa é uma semente seleciona e mais resistente no sentido de pragas. Temos carência na região e no inverno o preço sempre se eleva. Receber pela cooperativa é uma benção. Há muito tempo ela vem se empenhando para ajudar produtores e a comunidade”, disse.
O agrônomo da Casa do Cooperativismo que acompanha a Coopeapis informou que não é fácil encontrar sementes crioulas com pureza genética preservada e que essa ação vai dar excelentes resultados, inclusive por se concretizar antes do período de chuvas.
“O próximo passo é definir em cada cooperativa beneficiada uma política interna com a metodologia de plantio, colheita e devolução de pequena porcentagem para garantir a multiplicação do banco de sementes nas cooperativas e agraciar mais produtores a cada ano”, explicou Humberto Sant’Ana.
--
*Sistema OCB/AL – formado pela Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Alagoas (Sescoop/AL).
**Coopeapis – Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas em Alagoas.